RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Sendo uma empresa de mineração, devemos estar amplamente cientes da interação que devemos ter com a natureza, pois é dela que extraímos os recursos essenciais que transformarão as matérias-primas em produtos utilizados nos mais diversos ramos de atividade. Todos que se preocupam com o meio ambiente e com o futuro do planeta tem buscado uma forma de equilibrar a relação do homem com a natureza, essa equação é conhecida como Sustentabilidade.
Mas será que é possível extrair os minerais e ao mesmo tempo respeitar o meio ambiente? Acreditamos que sim, pois nosso compromisso com a sustentabilidade pode ser demonstrado com as ações de proteção de áreas de mata nativa e recuperação ambiental de áreas de propriedade da Mineração Mogi Guaçu. Buscamos sempre estar atualizando o nosso Sistema de Gestão Ambiental, proporcionando as diretrizes adequadas para a gestão dos aspectos ambientais relacionados à nossa atividade de modo geral.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
A Mineração Mogi Guaçu, desde sua origem se dedica a preservação do meio ambiente. Desenvolvendo o Programa de Proteção Ambiental, que prevê a recuperação e preservação permanente de áreas de sua propriedade. A Área de Preservação Permanente da Mineração Mogi Guaçu foi completamente recuperada e reflorestada.
APP (Área de Preservação Permanente)
As APP são de grande importância ecológica, cobertas ou não por vegetação nativa, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar da população humana.
PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO
As ações da empresa podem ser classificadas como exemplos de atitudes ecologicamente corretas que envolvem a responsabilidade socioambiental, juntamente com prefeitura, entidades e ONGs formam-se parcerias para a preservação da bacia hidrográfica do Rio Mogi Guaçu.
Toda recuperação e reflorestamento das margens do córrego do tamanduá, importante afluente do rio Mogi Guaçu foi desenvolvido e realizado pela Mineração Mogi Guaçu. Nesse projeto a empresa tem a importante função de garantir sua total manutenção e preservação ambiental.
A Empresa também mantém um importante projeto de recuperação e manutenção das áreas de preservação ambiental ao longo do leito do Rio Mogi Guaçu.
PROGRAMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA
Com o intuito de reduzir os impactos de suas atividades a Mineração Mogi Guaçu adotou o conceito de produção limpa, preservando assim, toda a região ocupada pela empresa. Este conceito faz parte do Programa de Proteção Ambiental. Com técnicas de produção limpa, recuperação e preservação são utilizadas no processo de beneficiamento da areia produzida pela mineração. Aproximadamente 300 mil litros de água são utilizados, por hora, no processo de lavagem da areia produzida pela empresa.
Após ser utilizada toda água é direcionada para uma lagoa de decantação adicionada de sulfato de alumínio, este aditivo proporciona a decantação dos resíduos (argila diluída) obtidos no processo de lavagem. Após um período de descanso a água se torna límpida e pode ser completamente devolvida ao rio sem prejudicar o meio ambiente.